Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Notícia Importante: Premiê da Síria forma novo governo



O primeiro-ministro da Síria,o Adel Safar, designado recentemente para o cargo, formou nesta quinta-feira (14) um novo governo, que foi promulgado em um decreto pelo presidente Bashar al Assad, anunciou a rede de televisão oficial.
A Síria tem sido abalada desde 15 de março por protestos sem precedentes contra o governo de Assad, que exigem reformas políticas e o fim de uma lei draconiana de emergência, em vigor desde 1963.
Mohammed Naji Otri, que estava no cargo desde 2003, renunciou no dia 29 de março, e Safar, o então ministro da Agricultura, foi nomeado em 3 de abril para substituí-lo.
Assad também mandou soltar todos os detidos na recente onda de protesto, exceto os que cometeram crimes "contra a nação e os cidadãos", disse a TV estatal, sem explicar.
O governo tem como desafio liderar o programa de reformas anunciado pelas autoridades, principalmente, o fim da lei de emergência em vigor desde 1963, o estabelecimento da liberdade da imprensa e a instauração do pluralismo político.
Essas reformas estão entre as reivindicações essenciais dos manifestantes.
Safar, de 58 anos, foi encarregado no dia 3 de abril pelo presidente Assad de formar o governo. É um engenheiro agrônomo, especialista em "zonas áridas".
Membro do Partido Baath, ele estudou Agricultura na Universidade de Damasco antes de obter um Doutorado na Escola Politécnica de Paris. De 1997 a 2000, ocupou o posto de decano na Faculdade de Agricultura de Damasco, antes de se tornar ministro da Agricultura em 2003.
A agricultura representa 20% do PIB e emprega 25% da população economicamente ativa.
O novo gabinete é formado por 30 ministros, sendo seis ministros de Estado, segundo a lista divulgada pela agência oficial Sana.
Foram mantidos os titulares das principais pastas, sobretudo da Defesa, Ali Habib, das Relações Exteriores, Walid Muallem, do Petróleo e dos Recursos Minerais, Sufiane Allau, e da Irrigação, Georges Sumi.
O general Mohammad Ibrahim al-Chaar foi nomeado ministro do Interior, Riad Farid Hijab é o novo ministro da Agricultura e da Reforma Agrária, Lamia Assi é a ministra do Turismo e Mohammad Nepal al-Chaar ficou com o Ministério da Economia e do Comércio.
O Partido Baath decretou estado de emergência desde a sua chegada ao poder na Síria, em março de 1963. O estado de emergência reduziu sensivelmente as liberdades públicas e permitiu a prisão de "suspeitos ou de pessoas que ameacem a segurança". Ele autorizou também o controle dos órgãos de comunicação e a censura da imprensa.
As manifestações no país foram duramente reprimidas pelas forças de segurança, que mataram mais de cem pessoas e feriram dezenas, de acordo com militantes dos Direitos Humanos.
Já as autoridades acusam com frequência "grupos armados" de desencadearem os confrontos entre os manifestantes e as forças de segurança.
Bashar al-Assad chegou ao poder em 2000, sucedendo seu pai, que havia governado a Síria desde 1970.
O antigo governo, dirigido desde 2003 por Mohammad Naji Otri, apresentou a sua demissão ao chefe de Estado no dia 29 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário